Saúde

Respiração para silenciar a mente

Sequência de exercícios respiratórios

ajuda a ter mais concentração.


A Meditação tem assumido cada vez mais importância na vida moderna. Não apenas como tendência, mas necessidade. Queremos interagir com tudo o que nos rodeia, e tentamos estabelecer uma proximidade maior com o que nos agrada. Entretanto, nem sempre estamos com a mente tranquila para contemplar um amanhecer divino, as ondas do mar, o verde das florestas, o aroma da mata ou o simples gesto de ternura presente no olhar de uma criança. Por que será?

Falta-nos concentração. Falta estarmos presentes em cada momento de nossas vidas, de maneira integral. Temos que estar presentes por inteiro em todas as atividades. A falta de concentração nos leva para longe, para o passado ou para o futuro, com projeções que nem mesmo sabemos se serão realizadas. Sem esperar, estamos convivendo com uma luta silenciosa dentro de nós mesmos: a ansiedade. Precisamos fazer uma mudança gradual na maneira como nos relacionamos com a vida, com o mundo, com as pessoas, com nossos sentimentos e emoções. Isto se torna possível através da meditação.


CONCENTRAR-SE PARA MEDITAR

A Meditação é eficaz quando se estabelece inabalável concentração mental. Sem concentração não haverá Meditação, pois a mente é de natureza instável diante de ilimitados impulsos sensitivos que são trazidos até ela através dos sentidos. Porém, a faculdade mais importante da mente é a concentração sobre sua natureza interior, que somente você pode ter contato - e este contato é que constitui a meditação.

Concentrar-se no contato com suas funções internas (sentimentos, sensações, emoções) é algo natural para a mente, quando ela está controlada. Como não há Meditação sem concentração, é necessário que a mente seja controlada ou direcionada, voluntariamente, ao objeto que servirá de concentração meditativa. Este objeto poderá ser um mantra ou até mesmo a respiração. O uso consciente deste processo é chamado de concentração e ele conduzirá a mente ao estado de Meditação. Concentração significa colocar no centro, recolher ou centralizar um objeto. A mente deve ter um objeto no centro de sua atenção para que não divague por outros objetos (que pode incluir pensamentos, imagens, aromas) que arrastarão a atenção da mente para outro foco. A permanência por longo período nesta atenção centralizada num único objeto é chamada concentração.

PASSO-A-PASSO DE MEDITAÇÃO

Procure acalmar a mente antes da Meditação. Não deixe seus pensamentos serem perturbados por algum problema externo. Deixe tudo para ser resolvido após a sua prática, não queira resolver as questões da vida enquanto medita. Procure permanecer consciente de seus pensamentos e imagens mentais, sem deixar que elas perturbem sua concentração. Tente se situar além dos pensamentos e ideias, além do que você está consciente (ao seu redor) e do que surge espontaneamente de seu inconsciente. Além destes detalhes importantes para o estado mental adequado à prática da Meditação, é importante também:

  1. Relaxar seu corpo, sentando-se numa postura confortável, mesmo que seja num sofá - o local deve ser tranquilo e com o mínimo de barulho e interferência externa.
  2. Procure respirar sem pressa ou ansiedade - lembre-se de deixar tudo para depois e aproveitar o momento da meditação como uma hora completamente sua, para você entrar em contato com seu interior, com o divino.
  3. Não lute com o turbilhão de pensamentos que surgem incessantemente dentro de você. Veja que eles fazem parte do que você está vivendo e sendo neste momento.
  4. Tente observar a qualidade de seus pensamentos e o que eles estão promovendo em seus sentimentos e emoções, sem se perturbar.

Algumas dicas poderão auxiliar sua prática diária. Elas serão importantes para que você possa sentir um efeito mais rápido e intenso com sua prática de Meditação. Primeiramente, desenvolva uma prática de diálogo interior, cultive uma observação da mente em estado ativo, isto é, esteja sempre observando seus pensamentos e ações internas. Mantenha uma disciplina de horário e local, pois isso ajuda na concentração mental. Trabalhe sua postura para que ela seja firme e confortável e, assim, a mente se estabilizará com mais rapidez. Esteja relaxado, sem criar tensões. Aperfeiçoe a prática respiratória para que ela seja natural enquanto medita.


MEDITAÇÃO GUIADA PELA RESPIRAÇÃO CONSCIENTE

A respiração é um elemento que está sempre presente em todas as nossas atividades. Respirar é algo natural e essencial na vida. Confira abaixo como usar a respiração como veículo de concentração, para trazer resultados em pouco tempo para sua vida. 

  1. Encontre um local tranquilo, silencioso e limpo.
  2. Sente-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe.
  3. Ouça todos os sons e realidade que possam ser percebidos neste momento.
  4. Comece por observar sua respiração - como está seu ritmo, sua intensidade e volume.
  5. Passe a respirar com suavidade, leveza e lentidão.
  6. Concentre-se em cada detalhe de sua respiração, desde a temperatura até os aromas que estão presentes em cada movimento de inalação e exalação
  7. Sinta-se como se existisse apenas você e sua respiração, nada mais (nenhum pensamento importante, nenhum compromisso imediato, nenhuma preocupação real).
  8. Procure fluir neste movimento respiratório como se não houvesse limites entre você e sua respiração, como se o tempo estivesse sendo conduzido pela sua respiração.
  9. Procure perceber o seu centro (o sujeito que está presente na respiração) enquanto os pensamentos fluem (sem se identificar com eles).
  10. Esteja como à beira de um rio e apenas contemple este rio (sua mente e seus pensamentos), não deixe o rio arrastar sua atenção, mas fixe a atenção num único ponto dentro da correnteza do rio.
  11. Não perca o foco respiratório - sinta este rio como sendo o fluxo de sua respiração que flui nas águas de sua mente.
  12. Sinta toda sua intensidade presente neste momento de concentração respiratória.
  13. Não queira estar em outro lugar ou outra situação que sua mente resolver propor - esteja presente na respiração, apenas.
  14. Quando se sentir completamente concentrado e presente no ato da respiração, sem qualquer interferência externa ou mental, mergulhe na experiência de simplesmente estar ali - sem julgamentos, comparações ou conceitos.
  15. Quando sentir uma inabalável paz interior, terá alcançado a consciência meditativa. Procure repetir a prática diariamente, sem tentar repetir a experiência, pois ela será sempre única e você poderá estar sempre se descobrindo.

Ao final, agradeça em silêncio à vida e a você mesmo pela prática e pela experiência. Tente praticar esta técnica de 10 a 15 minutos diariamente. Depois de um mês, tente aumentar a duração por até 30 minutos. Não tente repetir a experiência anterior de sua prática, pois isto poderá causar uma expectativa que dificultará novas experiências com a Meditação. Esteja sempre aberto e receptivo a tudo que o seu momento de Meditação proporcionará a você. Seja sempre feliz e grato a tudo o que vier.


_______________________________________

8 Dicas para acabar com a insônia 


Confira as dicas do Laboratório do Sono, de Porto Alegre, e transforme seu quarto num ambiente perfeito contra a insônia.



Para dormir bem, basta se deitar e fechar os olhos, certo? A ideia funciona bem na teoria, mas, na prática, ter uma noite tranquila e acordar disposta no dia seguinte é cada vez mais raro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 2 em cada 5 brasileiros sofrem de insônia. A sensação é desagradável, afinal, o cansaço bateu, a cama está ali, você tem de acordar em
algumas horas e... O sono não vem!

Por isso, quem dorme profundamente todas as noites pode se considerar uma felizarda. Já se você acorda exausta, nada de se preocupar: com a mudança de alguns hábitos noturnos, você também vai sonhar com os anjos. "Para garantir uma boa noite de sono devemos ter uma rotina na qual vamos desacelerando o ritmo, fazendo atividades mais monótonas à noite", explica o neurologista Geraldo Rizzo, diretor do Laboratório do Sono, de Porto Alegre.

Segundo ele, os hábitos que garantem dormir sem precisar contar carneirinhos não são difíceis de colocar em prática. Trata-se de incorporar atitudes calmantes, como manter o quarto escuro, diminuir a ansiedade e desligar a TV (melhor mesmo seria tirá-la de perto da cama de uma vez, não?).

Confira uma relação de dicas que driblam a insônia, para que você possa realmente descansar à noite e acordar com a energia renovada.

Apague a luz: Como acontece com a maioria dos mamíferos de hábitos diurnos, a qualidade do sono depende diretamente da escuridão do ambiente. Quando o cérebro registra a presença de luz, mesmo que de uma lâmpada bem fraquinha, ele compreende que ainda é dia e fica em estado de alerta. Essa pode ser a causa daquela insônia terrível que surge no meio da madrugada.


Ligue o ventilador: Quando o quarto fica quente demais, o corpo tem dificuldade para se manter nos saudáveis 36,5ºC. O resultado é um sono inquieto, superficial e cansativo. Evite o superaquecimento mantendo seu quarto bem ventilado - abrindo portas e janelas ou ligando o ventilador - e deixando lençóis, mantas e cobertores pesados bem longe da cama nas noites quentes.

Pare de ver o relógio: Conferir o despertador a cada minuto só serve para aumentar a ansiedade, deixando-a ainda mais tempo acordada. Vire a face do relógio para a parede e deixe de controlar a quantidade de horas até o dia amanhecer. Um truque: conte uma história bacana para si mesma até pegar no sono. Faça de conta que você está de férias, em um lugar lindo, e pode relaxar o quanto quiser...

Evite os eletrônicos em geral: Celulares e computadores são aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, que deixam você em alerta absoluto. Por isso, evite ficar exposta a esses aparelhos antes de se deitar. Não bastasse isso, as ondas também diminuem o tempo do sono profundo, aquele que faz o corpo recuperar as energias gastas durante o dia.

Aprenda a relaxar: A melhor forma de dormir rapidamente é relaxando o corpo e a mente. Experimente colocar em prática a técnica abaixo: contraia e relaxe lentamente todos os músculos, dos dedinhos dos pés até o rosto. Depois, massageie o couro cabeludo enquanto mentaliza uma paisagem bonita.

Perfume sua noite: Acenda um incenso de lavanda no quarto três horas antes de dormir. Feche a porta e deixe uma fresta da janela aberta enquanto o incenso queima. Dessa forma, o cheiro tem por onde escapar e não fica impregnado no ambiente. Na hora de dormir, o aroma ajudará a induzir o sono. Caso seja alérgica a incenso, tente gotas de óleo essencial.

Mantenha a rotina: Nosso organismo precisa de rotina para funcionar bem, motivo pelo qual vale a pena ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários - assim, você se acostuma a ficar com sono na hora certa. Com o tempo, seu relógio biológico ficará tão regulado que você nem precisará de despertador para acordar. Ah, e nada de ficar na cama mais tempo no fim de semana!
 
Tome um banho quentinho: Duas horas antes de ir para a cama, tome um banho quente para relaxar os músculos e facilitar o sono profundo. Deixe a água passar pela cabeça e imagine que, com ela, vão pelo ralo todos os problemas do dia (não se concentre neles nessa hora!). Ao sair do chuveiro, mantenha os pés aquecidos para o corpo entender que é hora de descansar.


Procure ajuda 

Insônia pode ser sintoma de outras doenças mais graves. Se ela se tornar frequente, o ideal é procurar um médico especializado em distúrbios do sono para descobrir que problemas estão
interferindo na qualidade da sua noite. Mas nada de tomar remédios por conta própria: isso pode piorar o problema e ainda deixá-la viciada. 











_________________________________________________________________________________


Curso de FORMAÇÃO HOLÍSTICA

ATENÇÃO, QUERIDAS PESSOAS!
A partir de SETEMBRO, no Farol...

Curso de FORMAÇÃO HOLÍSTICA 

Com habilitação "Terapeuta Holístico" pelo IET - Instituto Escola em Terapia Holística, com registro CRTH-BR ABRATH.

Objetivo: Formar Terapeutas Holísticos com capacitação profissional, unindo técnicas de Avaliação Energética, Equilíbrio Energético e Recomendação Energética através da terapia Vibracional, reunindo conhecimentos de técnicas holísticas já existentes nos diversos campos da medicina holística.

Aulas presenciais.
Opção de cursar módulos independentes dentre os 7 módulos sequenciais que compõem a formação.

Apenas 12 vagas!!!
EM BREVE mais informações.

Fátima Carvalho

Localização
R. Mal. Deodoro da Fonseca, 1192, Pelotas
Telefone
53.9136 2148 (claro), 8454 2267 (oi), 8139 6948 (tim), 9993 6878 (vivo)

E-mail
farolterapeutico@gmail.com

Website
______________________________________________________________________________


19º Curso de Gestante esta com as inscrições abertas‏

Para mamães, casais e familiares

Acontece nos dias 15, 22, 29 de setembro e 06 de outubro - 4 quartas-feiras seguidas, a décima nona edição do Curso de Gestantes promovido pela Universidade Católica de Pelotas e pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula. O evento conta com a presença de nomes consagrados da área, como o Dr Silvio Reis.
As  inscrições podem ser feitas pelo número (52) 2128-8388.
Abaixo, toda a programação.